Você está em Notícias / Notícias

SIACS 2010 - BELO HORIZONTE/MG

20.08.2010

1º Simpósio Internacional de Arquitetura e Construção Sustentável

Depois de passar por Salvador, o 1º Simpósio Internacional de Arquitetura e Construção Sustentável (SIACS 2010), organizado pela VJ Marketing, Comunicação e Eventos (VJMCE), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), chega a Belo Horizonte. O evento acontece nos dias 23 e 25 de agosto, no auditório Granada, do Centro de Convenções Minas Centro, em Belo Horizonte (MG).

 
Vitório Júnior, jornalista coordenador do evento, afirma que um dos objetivos do SIACS é levar ao público informações sobre as últimas tecnologias aplicadas à arquitetura e construção sustentável no Brasil. Além de um ciclo de palestras e workshops, ministrados por profissionais brasileiros e internacionais, o simpósio contará ainda com uma mostra conceitual de produtos e equipamentos disponíveis no mercado.

Uma das idealizadoras do evento, a Universidade Federal de Minas Gerais, representada pela coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo, avalia que esta é a oportunidade de apresentar a teoria e a prática aos alunos que integram o primeiro curso de pós-graduação em Sistemas Tecnológicos e Sustentabilidade Aplicados ao Ambiente Construído, da UFMG.

Copa do Mundo:
Para tornar o conteúdo das palestras mais contemporâneo, temas ligados à Copa de 2014, como estádios, hotéis, desenvolvimento e iluminação urbana, serão debatidos pelos maiores especialistas no assunto. Entre os palestrantes brasileiros, destaque para o arquiteto paulistano Sidônio Porto, que fará a apresentação do workshop “Industrialização na Construção”, além dos lighting designers Paulo Candura e Plínio Godoy, autores do livro ‘Iluminação Urbana’ e de projetos como a Ponte Estaiada, em São Paulo, e a nova iluminação do Pelourinho, em Salvador.

Outros temas ainda serão abordados, entre os quais, os Planos Diretores de Iluminação Pública das Cidades (Masterplan), como solução ideal para o bom desempenho das cidades frente às demandas da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016

Siegbert Zanettini fala sobre sustentabilidade
Considerado uma dos maiores nomes da arquitetura brasileira, o paulistano Siegbert Zanettini traz para o evento uma profunda discussão sobre arquitetura e sustentabilidade. O debate será ilustrado pelos seus mais recentes projetos como Green Houses, na cidade de Inhotim, e o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (CENPS), no Rio de Janeiro, eleito o centro de pesquisas mais sustentável do mundo, por seguir as mais complexas normas exigidas pelo Green Building.

Palestrantes Internacionais:
O arquiteto alemão Claas Schulitz também marcará presença no evento. O profissional é autor do Estádio de Hanover, na Alemanha, e no Brasil, junto com o arquiteto Marc Duwe, do Novo Estádio Otávio Mangabeira, em Salvador. Durante a palestra trará, por exemplo, detalhes sobre o desempenho dos estádios de futebol frente às especificações técnicas de sustentabilidade, previstas nos atuais projetos arquitetônicos.

Mais informações: http://www.siacs.com.br/bh/index.html


Acompanhe o Gemarq no Facebook! Siga-nos no Twitter!