Você está em Notícias / Notícias

CAU/MG E SEBRAE MINAS LANÇAM PROJETO “ARQUITETO E URBANISTA EMPREENDEDOR”

19.08.2013

Parceria entre Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais e Sebrae Minas pretende promover desenvolvimento empreendedor dos arquitetos e urbanistas do Estado

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais - CAU/MG e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais – Sebrae Minas firmaram convênio para promoverem juntos, o desenvolvimento empreendedor de arquitetos e urbanistas, vinculados ao Conselho mineiro. A iniciada é inédita em todo o país. 

O Projeto denominado de “Arquiteto e Urbanista Empreendedor”, gratuito para estudantes da área e profissionais registrados ao Conselho, proporcionará aos participantes, conhecimentos nas áreas de gestão administrativa, legislação, marketing, recursos humanos e finanças. Isso possibilitará ao profissional além de uma maior expertise de como administrar seu negócio, diversos benefícios como: uma visão de futuro e coragem para assumir riscos, habilidade para trabalhar em equipe, interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio, capacidade de organização e planejamento, entre outros.

Para iniciar o processo de participação, os interessados devem acessar o site oficial do CAU/MG (www.caumg.gov.br) e responder as pesquisas que estão disponibilizadas para pessoas físicas e jurídicas. Com os resultados colhidos, o Sebrae Minas irá elaborar diagnósticos que subsidiarão a elaboração dos cursos específicos para gestão de negócios.

“A intenção é disponibilizar ao arquiteto e urbanista ferramentas de como administrar seu negócio e de como atingir sucesso financeiro com a profissão. Além disso, esperamos que tanto o profissional já formado, quanto o estudante, tenha a sensação de pertencimento, ou seja, tenha o CAU/MG como seu legítimo representante e defensor de seus interesses,” salienta o presidente do CAU/MG, Arq. Urb. Joel Campolina.

Conheça as etapas do Projeto

O Projeto Arquiteto e Urbanista Empreendedor está dividido em três etapas. A primeira consiste em dois questionários: um para pessoa física e outro para pessoa jurídica, formatados pelo Sebrae Minas e disponíveis para ser respondidos entre os dias 31 de julho e 31 de setembro, no site do Conselho. Por meio dessa pesquisa, serão coletados dados que irão contribuir na melhoria da gestão dos negócios. As áreas analisadas serão: Finanças, Marketing, Legislação e Recursos Humanos. 

O Diagnóstico Empreendedor (para pessoa física) e o Diagnóstico Empresarial (para pessoa jurídica) busca conhecer de forma individual, o dia a dia do profissional arquiteto urbanista. O tempo para responder essa pesquisa é de aproximadamente 10 minutos e todos os dados serão analisados de forma confidencial pela equipe técnica do Sebrae Minas.

Em uma segunda etapa, cada participante receberá o resultado de sua pesquisa, identificando as áreas de menor pontuação e que necessitam mais atenção gerencial, pois apresentam o menor índice de desempenho no negócio. Até o final dessa etapa, a consultoria do Sebrae Minas será online, gratuita e personalizada.

A terceira e última etapa do projeto consiste na criação de módulos de planos de capacitação de negócios, pelo Sebrae Minas, para os profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo que participaram da pesquisa, com o objetivo de orientá-los. “Desta forma, o profissional será capaz de gerir seu negócio com maior propriedade, segurança e eficiência”, salienta a Gerente de Projetos Especiais do CAU/MG, Arq. Urb., Luciana Milhomens.

Acompanhe o Gemarq no Facebook! Siga-nos no Twitter!