Você está em Notícias / Notícias

GEMARQ REALIZA SEMINÁRIO SOBRE A NBR 15.575

19.02.2014

Entrevista dada pela Arquiteta Raquel Propodis, Gerente de Projetos da Torres Miranda Arquitetura, sobre a NBR15.575:

- Por que dessa mudança? De quem ou que órgão partiu?

A Norma foi publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Como toda Norma, é um documento estabelecido por consenso e aprovado por organismos reconhecidos. No caso da Norma de Desempenho, foi elaborada por Grupo de consultores e especialistas que voluntariamente se uniram no intuito de criar um vetor de qualidade a ser seguido no que tange a edificações residenciais.

 

- O que significa essa norma?

A Norma de desempenho, NBR 15575 tem como objetivo definir requisitos e critérios de desempenho que se aplicam ao edifício habitacional como um todo e não isoladamente, portanto, estabelece critérios e métodos  para a avaliação desses requisitos e não prescreve parâmetros. Estes são esclarecidos nas Normas Prescritivas citadas na Norma de Desempenho.

 

- O que traz de melhoria para o segmento?

Esclarece sobre os deveres e obrigações de cada uma das partes envolvidas no processo, desde o arquiteto, calculistas, projetistas complementares, especificador, incorporador, construtor, ao consumidor final (usuário);

Sob o ponto de vista do usuário, esclarece de forma mais abrangente as características da unidade adquirida pelo mesmo, sob os requisitos de segurança, habitabilidade e sustentabilidade. Entretanto esclarece-o também sobre a necessidade da manutenção periódica do bem adquirido seguindo as orientações estabelecidas pelo manual do proprietário;

Sob o ponto de vista do incorporador e do construtor, deixa mais claras suas responsabilidades, permitindo-o também se embasar no tempo  de vida útil da edificação para planejar e direcionar seus custos além de definir um padrão de qualidade mais objetivo;

Sob o ponto de vista dos projetistas envolvidos, desde o arquiteto aos projetistas de sistemas estruturais e de instalações, valoriza os bons profissionais que de antemão já trabalham com Normas e Legislações vigentes mais restritivas.

 

- desde quando foi implantada?

A Norma revisada foi publicada em 19 de fevereiro de 2013 e entrou em vigor a partir de 19 de junho de 2013.

 

- Como está sendo o recebimento dessas normas entre os arquitetos?

Embora perceba-se que o tema foi comentado de forma abrangente pela mídia e setores envolvidos, avaliando pelo número de profissionais que participam das diversas manifestações a respeito, muitos ainda não se sensibilizaram.

O nosso grupo vem se preparando para disseminar as informações e responsabilidades, sobretudo sobre os novos projetos que se enquadram nesta Norma. Entretanto acreditamos que o atendimento à mesma será imbuído no todo, visto que, todo o tempo nos deparamos com parâmetros, legislações e normas extremamente restritivas durante o desenvolvimento dos projetos. Nos preocupa um pouco o trabalho de especificação, visto que, somente os maiores fornecedores já adotam os laudos e relatórios baseados nos ensaios estabelecidos pela Norma de Desempenho. Por isso, certamente teremos de contar com a ajuda dos consultores para elaboração do memorial descritivo final.

 

- Os arquitetos terão que fazer alguma adaptação para se adequar as normas?

O arquiteto deve estar ainda mais atento ao atendimento da norma quando for o responsável tanto pelo projeto quanto pela execução dos edifícios residenciais. Sobretudo quando o contrato prevê a elaboração do memorial descritivo e o detalhamento dos espaços internos por ele projetados.

A adequação a Norma de Desempenho ocasiona um ônus ao custo final do projeto completo, pois é clara a necessidade da contratação de consultorias de especialistas durante o desenvolvimento dos mesmos.

 

O GEMARQ realizou no último dia 06/02, uma palestra sobre a Norma de Desempenho NBR 15.575. A palestrante foi a  arquiteta BARBARA KELCH MONTEIRO, da Asbea/SP. Estiveram presentes cerca de 100 associados!

 

 

 

 


Acompanhe o Gemarq no Facebook! Siga-nos no Twitter!