Você está em Notícias / Notícias

1ª MISSÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL DO GEMARQ

11.06.2012

1ª MISSÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL DO GEMAR

Em junho passado, o GEMARQ – Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Urbanismo realizou sua primeira missão empresarial. Destino: Chicago. O grupo de 17 arquitetos, com representantes de 7 empresas de Belo Horizonte, se reuniu na cidade às margens do lago Michigan entre os dias 10 e 16 de junho, já com uma programação básica pré-determinada.

A viagem contou com o apoio da Milliken e ETAM Representações, com um agradecimento especial ao Geraldo Almeida, que nos deu o prazer da sua companhia durante o período.

NEOCON

O primeiro evento foi a participação na NEOCON, a maior feira de mercado corporativo do mundo, que acontece no Merchandise Mart, um edifício impressionante à beira do Rio Chicago com 400 mil m² e 25 andares, ocupando dois quarteirões da cidade.

O grupo foi recepcionado em vários stands, onde pode conhecer mais de perto as novidades do setor, várias delas chegando em breve ao Brasil. A MILLIKEN CARPETES recebeu especialmente os membros do GEMARQ na tarde de 12 de junho, em seu estande  na Neocon, onde os arquitetos puderam conferir as novas linhas e tecnologia para tráfego severo da marca.

 

ONE HAWORTH CENTER

A Haworth, tradicional fabricante americana de mobiliário, convidou o grupo para conhecer o One Haworth Center, localizado na cidade de Holland, a cerca de três horas e meia de Chicago.

Lindeiro à linha de produção da empresa com cerca de 150 mil m², foi erguido em 2008 o escritório central da Haworth, projeto do escritório Perkins+Will, que conta com a certificação Gold do selo Leed de sustentabilidade. Telhado verde, muita luz natural, materiais reaproveitados – sustentabilidade encapsulada em uma edificação surpreendente.

Ponto a ser destacado, a extrema hospitalidade com que o grupo foi recebido. O almoço com o CEO, Franco Bianchi, foi muito agradável. Todo o processo de exposição dos produtos e conceitos foi mostrado com competência e prazer por vários funcionários da empresa, especialmente pela Andrea Rodrigues, que em breve virá em definitivo para o Brasil. Por fim, o Chairman e neto do fundador, Matthew Haworth, se despediu do grupo apontando para o grande interesse da empresa no mercado brasileiro.

MURPHY/JAHN

A visita ao escritório de Helmut Jahn, um dos grandes nomes da arquitetura mundial, foi outro ponto alto da Missão. O grupo foi recepcionado pelo arquiteto Francisco Gonzalez, vice presidente da empresa, que por cerca de uma hora e meia, mostrou a todos os principais projetos executados, explicou o seu processo de projeto e o modo de participação em concursos internacionais. Neste item, o Brasil ainda tem muito o que aprender – sua participação é feita sempre a convite e para tal recebem um valor, que varia de 35 mil a 500 mil dólares...

Percorreu-se todo o andar onde os 75 arquitetos trabalham, rodeados por ilustrações e maquetes de todas as escalas, terminando com uma conversa com o próprio Helmut Jahn, em sua bela sala com vista para o rio.

Francisco convidou o grupo para subir até o último andar do edifício histórico, de 1927, onde a empresa tem uma sala em formato circular onde são feitas reuniões com clientes, e de onde é possível ver, do alto de seus 40 andares, além de grande parte da cidade, a maquete de Chicago onde estão marcados todos os prédios onde o escritório atuou.

VISITAS ARQUITETÔNICAS

Além das citadas visitas previstas, os arquitetos do GEMARQ, fizeram várias incursões pela cidade de Chicago, que por si só já é uma grande atração arquitetônica e urbanística. Oak Park, onde Frank Lloyd Wright morou e ergueu boa parte de sua produção residencial, foi parada obrigatória. A Willys Tower, conhecida anteriormente por Sears Tower, uma das mais altas do mundo, surpreendeu pelas belas vistas e pelos cubos de vidro, onde se podia andar sobre um piso transparente, 103 andares acima do solo. O ITT – Illinois Institute of Technology, que abriga várias obras de Mies van der Rohe, também mereceu atenção. O Millenium Park, além das lindas vistas do lago Michigan, conta agora com um pavilhão de concertos de Frank Gehry, fontes luminosas feitas por Jaume Plensa com projeção de vídeo e o “Feijão”, impressionante escultura reflexiva desenhada por Anish Kapoor, feita de placas de aço inoxidável sem emendas.

DIVERSÃO

Para nós arquitetos, Arquitetura também é diversão. Mas sempre se pode ir além... Lojas com preços convidativos, jantares em restaurantes muito bons, shows de blues de tirar o fôlego, pubs abertos 24 horas.

Missão dada, missão cumprida! Que venha a próxima em 2013!

Visita ao estande da Milliken na NEOCON
 
 
Visita ao escritório da Haworth
 
 
Visita à fábrica Haworth
 
 
Visita ao escritório da Haworth
 
 
Visita ao escritório de arquitetura Murphy/Jhan
 
 
Visita ao escritório de arquitetura Murphy/Jhan
 
 
Visita ao escritório de arquitetura Murphy/Jhan
 
 
Chicago Junho de 2012
 
 
 
 

Acompanhe o Gemarq no Facebook! Siga-nos no Twitter!