Você está em Notícias / Notícias

Publicação sobre a Primeira Missão Empresarial Internacional do GEMARQ no Jornal da Cidade

30.07.2012

GEMARQ

Visando promover o intercâmbio de ideias e acompanhar as últimas novidades do setor, o Gemarq - Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Urbanismo – realizou em junho passado a sua primeira missão empresarial internacional. O destino foi Chicago (EUA), onde aconteceu de 11 a 13 de junho a NeoCon World’s Trade Fair 2012, renomada feira que é referência em produtos inovadores e novos recursos para design e projetos corporativos. Com mais de 700 expositores reunidos no monumental The Merchandise Mart, um edifício impressionante com 400 mil m2 e 25 andares, a NeoCon é a maior feira de mercado corporativo do mundo, um inquestionável convite às novas ideias e inspirações.

A missão reuniu 17 arquitetos mineiros, com representantes de sete empresas associadas ao Gemarq, incluindo o presidente da entidade, arquiteto Emmerson Ferreira e o diretor de Relações Institucionais, Júlio Torres. “Conferir pessoalmente as novas propostas do mercado corporativo em tecnologia e design é se inspirar no que há de melhor. Ter a possibilidade de transportar isso para a realidade brasileira é muito importante”, afirma Emmerson Ferreira, presidente do Gemarq.

Os arquitetos que participaram da missão ficaram impressionados com o alto nível dos expositores e produtos. Entre as novidades, destaque para as novas linhas de carpetes para tráfego severo da Milliken Carpets, apresentadas por Américo Baltazar, gerente Milliken Brasil.

One Haworth Center

O grupo foi convidado pela Haworth, tradicional fabricante americana de mobiliário, para conhecer o One Haworth Center, localizado na cidade de Holland, a cerca de três horas e meia de Chicago.

“Ao lado da linha de produção da empresa com cerca de 150 mil m², foi erguido em 2008 o escritório central da Haworth, projeto do escritório Perkins+Will, que conta com a certificação Gold do selo Leed de sustentabilidade. Telhado verde, muita luz natural, materiais reaproveitados – sustentabilidade encapsulada em uma edificação surpreendente”, conta Júlio Torres. O Chairman e neto do fundador, Matthew Haworth, apontou ao grupo o grande interesse da empresa no mercado brasileiro.

Murphy/Jahn

A visita ao escritório de Helmut Jahn, um dos grandes nomes da arquitetura mundial, foi outro ponto alto da missão. O grupo foi recepcionado pelo arquiteto Francisco Gonzalez, vice-presidente da empresa, que apresentou os principais projetos executados pelo escritório que conta com 75 arquitetos. O encontro terminou com uma conversa com o próprio Helmut Jahn.

Gemarq

Criado em 2003, o Gemarq é uma entidade que promove a colaboração e a troca de experiências e conhecimento entre os profissionais e empresas, instituindo uma interface organizacional capaz de inserir as questões de Arquitetura e Urbanismo no dia-a-dia de nossa sociedade.

Fotos: Rosilane Pedrosa


Acompanhe o Gemarq no Facebook! Siga-nos no Twitter!