Você está em Notícias / Notícias

ESCRITORIO GUSTAVO PENNA NA BIENAL DE ARQUITETURA DE VENEZA

17.07.2014

A GPA&A participa neste ano pela segunda da vez da Bienal de Arquitetura de Veneza. Nossos projetos estão em exibição no Pavilhão do Brasil, cujo o tema é Brasil 1914-2014: modernidade como tradição, com curadoria do diplomata e crítico de arquitetura André Aranha Corrêa do Lago. A ideia de André foi traduzir para o público internacional a complexidade e a riqueza da arquitetura brasileira no período, assim como sua contribuição para o fortalecimento da identidade nacional. Segundo ele, o Brasil foi um dos países que absorveu de forma mais interessante e singular os preceitos da arquitetura moderna e, por isso, teve um papel central na produção do século 20, chegando a exercer forte influência mundial. 
“Contrariamente a outros países que construíram ao longo dos séculos uma arquitetura típica nacional, reconhecível de forma quase caricatural pelos outros povos, o que é conhecido como ‘arquitetura brasileira’ não é a do passado, é a moderna”, diz o curador. 
A mostra brasileira reúne cerca de 180 trabalhos de 50 arquitetos. A Bienal de Arquitetura de Veneza, que em sua 14ª edição tem como curador o holandês Rem Koolhaas, está em cartaz na cidade italiana de 7 de junho a 23 de novembro. Fotos de Nico Saieh.


Acompanhe o Gemarq no Facebook! Siga-nos no Twitter!